Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG realiza seminário em comemoração aos 60 anos das relações Brasil-República da Coreia
Início do conteúdo da página

FUNAG realiza seminário em comemoração aos 60 anos das relações Brasil-República da Coreia

 

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Embaixada da República da Coreia no Brasil e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) realizaram, no dia 3 de setembro de 2019, o seminário “60 anos das relações Brasil-República da Coreia: educação, inovação e nosso futuro”.

Estiveram presentes na abertura do evento o ministro de Estado das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo; o vice-ministro de Assuntos Econômicos da República da Coreia, embaixador Yun Kang-hyeon; o embaixador da República da Coreia no Brasil, Chan-woo Kim; o presidente da Frente Parlamentar Brasil-Coreia do Sul, deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA); o secretário de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia do MRE, embaixador Reinaldo José de Almeida Salgado; a diretora-geral do Instituto Rio Branco, embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota; e o presidente da FUNAG, ministro Roberto Goidanich.

O seminário teve apresentações de especialistas que discutiram a relação entre os países em três painéis. Do primeiro, “Cooperação Coreia-Brasil em indústrias emergentes”, participaram o diretor de Estratégia de Inovação Global do Instituto de Políticas de Ciência e Tecnologia da Coreia, Chi Ung Song; a gerente de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Elisa Carlos Pereira; e o coordenador-sênior da Samsung Electronics América Latina, Eduardo Vegas Conejo.

O segundo painel, “O sistema educacional coreano”, contou com apresentação do diretor de Currículo e Material Didático do Instituto Coreano para Currículo e Avaliação, Keun Ho Lee; e comentários do presidente da FUNAG.

Por fim, em “A história do desenvolvimento econômico da Coreia”, estiveram presentes o professor de Pesquisa da Universidade de Estudos Estrangeiros de Busan, Taeheok Lee; e a diretora do Departamento do Japão, da Península Coreana e do Pacífico do MRE, ministra Cecília Ishitani.

O evento foi encerrado com discursos do secretário de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia do MRE e do embaixador da República da Coreia no Brasil.

 

Assista aos vídeos do evento:

  • Abertura com a diretora do Instituto Rio Branco, embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota, e com o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA);
  • Discurso do ministro de Estado das Relações Exteriores, embaixador Ernesto Araújo;
  • Discurso do vice-ministro de Assuntos Econômicos da República da Coreia, embaixador Yun Kang-hyeon;
  • Palestra do diretor de Estratégia de Inovação Global do Instituto de Políticas de Ciência e Tecnologia da Coreia, Chi Ung Song;
  • Palestra da gerente de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Elisa Carlos Pereira;
  • Palestra do coordenador-sênior da Samsung Electronics América Latina, Eduardo Vegas;
  • Sessão de debate do primeiro painel; 
  • Palestra do diretor de Currículo e Material Didático do Instituto Coreano para Currículo e Avaliação, Keun Ho Lee;
  • Sessão de debate (parte 1) do segundo painel;
  • Sessão de debate (parte 2) do segundo painel;
  • Palestra do professor de Pesquisa da Universidade de Estudos Estrangeiros de Busan, Taeheok Lee;
  • Palestra da diretora do Departamento do Japão, da Península Coreana e do Pacífico do MRE, ministra Cecília Ishitani;
  • Sessão de debate do terceiro painel; 
  • Encerramento com o secretário de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia do MRE, embaixador Reinaldo José de Almeida Salgado, e com o embaixador da República da Coreia no Brasil, embaixador Chan-woo Kim.

Fotos: Arapuã Brito. 

Veja mais fotos do evento no Flickr.

registrado em:
Fim do conteúdo da página