Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Assista aos vídeos do seminário "The World Nuclear Industry Today"
Início do conteúdo da página

Assista aos vídeos do seminário The World Nuclear Industry Today

 

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) disponibiliza os vídeos do seminário internacional The World Nuclear Industry Today [A indústria nuclear mundial nos dias atuais], realizado de 3 a 5 de junho de 2019, no Palácio Itamaraty, Brasília. Ao todo são 21 vídeos em que os participantes aprofundam o debate sobre a situação nuclear no mundo e no Brasil.

Promovido pela Associação Brasileira de Atividades Nucleares (ABDAN) e a World Nuclear University (WNU), o evento contou com apoio do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da FUNAG e do seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI).

Estiveram presentes representantes de órgãos governamentais, especialistas e profissionais de centros nacionais de pesquisa nuclear, além de acadêmicos e estudantes universitários.

 

Fotos: Ricardo Padue. 

Veja mais fotos do evento no nosso Flickr.

 

Assista a todos os 21 vídeos do seminário: 

Abertura Parte I: embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota, diretora do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI); Celso Cunha, presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN)

Abertura Parte II: Orlando João Agostinho Gonçalves Filho, coordenador-geral de Ciência e Tecnologia Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); Reive Barros, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia; André Pepitone da Nóbrega, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

Introdução ao Curso: Patricia Wieland, diretora da World Nuclear University.

Desenvolvimento (evolução) da energia nuclear no Brasil: Reive Barros, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia. 

Energia nuclear - economia: Milton Caplan, presidente da MZ Consulting.

Safety, security e safeguards (os três ‘S’ da energia nuclear): Abel González, Autoridad Regulatoria Nuclear (ARN) da Argentina.

Como lidar com o risco de radiação em condições normais, acidentais e pós-acidentais: Abel González, Autoridad Regulatoria Nuclear (ARN) da Argentina.

Perspectivas para institutos de pesquisa nuclear no Brasil: Orlando João Agostinho Gonçalves Filho, coordenador-geral de Ciência e Tecnologia Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A indústria nuclear mundial nos dias atuais: sessão de debates do 1° dia.

Considerações econômicas e ambientais sobre diferentes fontes de energia: Nivalde José de Castro, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Comparação do desenvolvimento da energia nuclear em diferentes países: Milton Caplan, presidente da MZ Consulting.

O Programa Nuclear da Marinha: capitão de mar e guerra Carlos Alberto de Abreu Madeira.

O Programa HarmonyLeonam dos Santos Guimarães, membro da Associação Nuclear Mundial e membro da ABDAN.

A experiência operacional de Angra 1 e Angra 2: João Carlos da Cunha Bastos, diretor de Operação e Comercialização da Eletronuclear.

O processo de conclusão de Angra 3: Marcelo Gomes da Silva, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Novos Empreendimentos da Eletronuclear.

Projeto Nuclear - estruturação e financiamento: Milton Caplan, presidente da MZ Consulting.

A indústria nuclear mundial nos dias atuais: sessão de debates do 2º dia. 

Aumento da produção de combustível nuclear: Carlos Freire Moreira, presidente da Indústrias Nucleares Brasileiras (INB).

Solução para o armazenamento de combustível irradiado: Lúcio Dias Batista Ferrari, superintendente de Engenharia de Projetos da Eletronuclear.

Comunicação nuclear eficaz: Ann Bisconti, presidente da Bisconti Research, Inc.

A indústria nuclear mundial nos dias atuais: sessão de debates do 3º dia. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página