Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG publica o livro “Os Chins do Tetartos”
Início do conteúdo da página

FUNAG publica o livro “Os Chins do Tetartos”

rotativo

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), por meio de seu Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), publica o livro “Os Chins do Tetartos”, do diplomata Henrique Carlos Ribeiro Lisboa, secretário da missão especial brasileira que visitou a China entre 1879-1882.

A obra é uma continuação do livro “A China e os Chins – Recordações de viagem”, que traz um registro detalhado das impressões de viagem de Henrique Lisboa. Para ele, a China e os chins são revelados como uma nação respeitável, com quem se poderia aprender e estabelecer proveitosas parcerias comerciais e políticas.

No segundo livro, Lisboa se “engajou abertamente na polêmica da emigração, que recrudescia depois da Proclamação da República”, afirma o diretor do CHDD, embaixador Gelson Fonseca Jr, na apresentação da obra.

O embaixador ressalta ainda, em sua apresentação, que na segunda parte do livro aparece a análise que Lisboa fez dos resultados imediatos da chegada de 473 chineses em navio alemão, vindo de Macau, o Tetartos, e as propostas para que o processo de emigração tivesse sucesso.

A obra já está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital da FUNAG. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página