Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > VII Conferência sobre Relações Exteriores
Início do conteúdo da página

VII Conferência sobre Relações Exteriores

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) realizou, nos dias 2 e 3 de outubro, em parceria com a Faculdade Damas, a VII Conferência sobre Relações Exteriores (CORE) com o tema “O Brasil e as Tendências do Cenário Internacional”, na sede da faculdade, em Recife, Pernambuco.

Abriram o evento a diretora-geral da Faculdade Damas, Irmã Miriam Vieira; o presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, o ministro interino das Relações Exteriores, embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão (em vídeo), e o coordenador do curso de Relações Internacionais da Faculdade, professor Thales Castro. Foi realizada também, no âmbito da VII Conferência, a Reunião de Coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação em Relações Internacionais, no segundo dia de evento, no mesmo local. Saiba mais.

A CORE oferece espaço para reflexão e interação entre o Itamaraty e a academia sobre o pensamento diplomático e a política externa brasileira. Seu foco recai na compreensão das tendências da evolução de diversas agendas internacionais, bem como nos desafios e oportunidades globais e regionais. 

A Conferência contou com quatro mesas temáticas: 

Painel I: O Brasil na América do Sul e os Novos Desafios Políticos, Econômicos e Sociais na Região;

Painel II: Estratégia de Inserção do Brasil na Economia Global; 

Painel III: A Agenda Ambiental: Estado da Arte e a Centralidade do Brasil no Debate; e 

Painel IV: O Brasil nas Instituições Internacionais e o Futuro do Multilateralismo. Confira a lista de participantes e a programação completa.

Na ocasião, foram lançados os livros "V Conferência de Relações Exteriores - O Brasil e as tendências do cenário internacional", de organização do presidente da FUNAG e do professor Augusto W. M. Teixeira Júnior, e "The Road Ahead - The 21st - Century World Order in the Eyes of Policy Planners", de autoria do secretário de Planejamento Diplomático do Itamaraty, ministro Benoni Belli, e do secretário Filipe Nasser.

Os livros já estão disponíveis para download gratuito na Biblioteca Digital da Fundação.



Fotos: Ricardo Padue. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página