Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Palestra “Percursos Diplomáticos” com o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães
Início do conteúdo da página

Palestra “Percursos Diplomáticos” com o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães

O Instituto Rio Branco (IRBr), a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) promoveram, em 24 de agosto, no IRBr, nova palestra da série “Percursos Diplomáticos”, com o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães.

O embaixador discorreu sobre a sua trajetória na carreira diplomática e lembrou os desafios enfrentados em diferentes áreas de atuação. Tendo iniciado sua carreira em 1963, Samuel Pinheiro Guimarães Neto desempenhou diferentes funções na diplomacia econômica, em especial na área de integração, quando atuou de forma preeminente na construção dos primeiros acordos Brasil-Argentina da segunda metade dos anos 1980.

Depois de ter sido diretor do IPRI nos anos 1990, quando foi incisivo na defesa de uma integração autônoma na América do Sul, exerceu, entre 2003 e 2009, o cargo de Secretário Geral das Relações Exteriores, a mais alta função a que pode aspirar um diplomata nos quadros do serviço exterior. Ao lado de suas exigentes tarefas na Secretaria de Estado, ainda se desempenhou como professor no Instituto Rio Branco, ademais de muitas outras atividades acadêmicas, em diversas instituições brasileiras.

Ao aposentar-se da carreira diplomática em 2009, foi convidado para ser Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, com status de ministro de Estado, quando elaborou um planejamento estratégico sobre o Brasil em 2022. Seu último cargo na alta burocracia pública foi o de Alto Representante Geral do Mercosul. Pela sua obra publicada, foi agraciado com o Prêmio Juca Pato em 2006.

Fotos: Weslley Alves.

registrado em:
Fim do conteúdo da página