Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG participa de conferência sobre publicações diplomáticas em Washington
Início do conteúdo da página

O Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão, Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, participou, em Washington, entre os dias 14 e 17 de abril, da 2015 International Conference of Editors of Diplomatic Documents, a convite do Departamento de Estado norte-americano.

O propósito da conferência foi o intercâmbio de ideias para o fortalecimento dos critérios e práticas relativas à publicação de documentos diplomáticos por parte das Chancelarias, além da cooperação internacional na matéria.

Durante sua permanência nos Estados Unidos, Moreira Lima reuniu-se com Jeffrey Reinke, Janine Hill e Shannon O’Neil, da Council on Foreign Relations, que publica a revista Foreign Affairs. Ressaltou interesse em promover cooperação com entidades congêneres norte-americanas. Em 2014, os Estados Unidos foram a origem da maior parte das consultas ao sítio da FUNAG e de downloads de livros da sua biblioteca digital. Para o presidente da Fundação, esse resultado abre perspectivas de divulgação do pensamento diplomático e da literatura sobre as relações internacionais do País em importantes mercados editoriais, como EUA, China e Alemanha.

Moreira Lima encontrou-se também com representantes dos seguintes think tanks: Brookings Institution, onde foi recebido pelo Vice-presidente, Bruce Jones, e pelo Diretor da Iniciativa Latino-Americana, Harold Trinkunas; Carnegie Endowment for International Peace, onde se encontrou com o Vice-Presidente, George Perkovich, e com a pesquisadora Togzhan Kassenova, do Programa de Política Nuclear da instituição; German Marshall Fund, onde foi recebido por Bill McIlhenny e Tim Ridout; Adrienne Arsht Latin America Center at the Atlantic Council, em que se encontrou com o Vice-diretor, Jason Marczak; Center for Strategic and International Studies (CSIS), onde foi recebido pelo Diretor do Americas Program, Carl Meacham; Inter-American Dialogue, recebido pelo Presidente Emérito, Peter Hakim; e Brazil Institute of the Woodrow Wilson International Center for Scholars, recebido pelo Diretor Paulo Sotero.

Saiba mais:

FUNAG recebe visita da “Brookings Institution”

Visita do professor Peter Hakim à FUNAG

Representante do Inter-American Dialogue debate relações Brasil-EUA

registrado em:
Fim do conteúdo da página