Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Moreira Lima recebe o escritor português Antonio Carrelhas
Início do conteúdo da página

O Presidente da FUNAG, Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, recebeu no dia 11 de março o escritor português Antonio Bacelar Carrelhas, criador do projeto “Expedição Pedro Teixeira”.

Pedro Teixeira foi o bandeirante português que possibilitou a conquista da Amazônia para o Brasil. Ele comandou uma expedição que contribui para a posse de territórios amazônicos muito além da linha de Tordesilhas, que demarcava o então limite das terras portuguesas.

Entre 1637 e 1639, época em que as coroas espanhola e portuguesa estavam unidas, a expedição comandada pelo bandeirante português, percorreu o Rio Amazonas com cerca de 2 mil pessoas para fazer o reconhecimento e tomar posse da região.

Com a separação dos reinos de Espanha e Portugal, em 1640, a linha de Tordesilhas voltou a ser questionada. Quase cem anos depois, em 1750, um novo documento, o Tratado de Madri, definiu a quem pertenciam as regiões descobertas com base no princípio do uti possidetis, e a Amazônia passou definitivamente a fazer parte do Brasil.

Em 2015, Carrelhas pretende refazer a trajetória de Pedro Teixeira a fim de resgatar sua história e divulgar suas realizações, a serem reunidas em forma de livro.

Fotos: Toninho Araújo

registrado em:
Fim do conteúdo da página