Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG lança mais um caderno do CHDD
Início do conteúdo da página

FUNAG lança mais um caderno do CHDD

1108 CADERNO DO CHDD24 Completo 500x500

A edição mais recente dos Cadernos do CHDD (nº 24) divulga a correspondência de Manuel Cerqueira Lima, primeiro plenipotenciário brasileiro no Chile, entre os anos 1836 e 1838. Cerqueira Lima enfrentou inúmeras dificuldades para chegar ao posto para o qual fora designado.

Ao chegar a seu destino, teve início a colaboração chilena com a resistência peruana contra a recém-criada Confederação Peru-Boliviana. O conflito, que se estendeu de 1836 a 1839, não aconteceu em território chileno, mas repercutiu amplamente na administração e nas finanças do país. As representações diplomáticas sofreram suas consequências, que se podem acompanhar pela documentação publicada no livro.

A segunda parte deste número dos Cadernos é dedicada a um Relatório escrito por Miguel Calmon du Pin e Almeida, marquês de Abrantes, chamado de “estadista de dois impérios”, por sua atuação na administração pública, tanto do Brasil e como de Portugal. Homem de muitos recursos intelectuais, foi comissionado pelo Imperador para missão diplomática à Prússia em 1844, com o intuito de analisar a experiência do Zollverein, a união aduaneira dos ducados e principados alemães, que vigorava desde 1833.

Conforme as instruções recebidas, o então visconde de Abrantes produziu abundante correspondência oficial e um Relatório final, em que, além das estritas instruções que recebera, analisou detalhadamente a sociedade da Prússia, em todas as suas vertentes.

O livro já está disponível no sítio da FUNAG para download gratuito e pode ser adquirido na loja virtual ou no estande promocional da Fundação, situado no Anexo II do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

registrado em:
Fim do conteúdo da página