Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG renova parceria com o Wilton Park
Início do conteúdo da página

FUNAG renova parceria com o Wilton Park

O presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), embaixador Sérgio Moreira Lima (confira o discurso em inglês), e o Subsecretário de Estado Permanente e Chefe do Serviço Diplomático do Reino Unido, embaixador Simon McDonald, assinaram, em 1° de fevereiro, Memorando de Entendimento que renova a cooperação entre o Wilton Park e a FUNAG. O acordo foi firmado após palestra-debate sobre a diplomacia britânica proferida pelo visitante, no Instituto Rio Branco (IRBr), em Brasília. Assista ao vídeo.

Assinado em 2014, durante a visita do então ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, William Hague, o memorando vigorou por três anos. Em sua vigência foram realizadas iniciativas de interesse comum, entre as quais a mesa-redonda "Melhoria do Impacto de Projetos de Desenvolvimento na África Subsaariana através da Cooperação e Parceria entre Brasil e Reino Unido", em novembro de 2016, Palácio Itamaraty, em Brasília, com a participação de acadêmicos e diplomatas de países africanos. A renovação do acordo permitirá que as instituições organizem debates, conferências e eventos no campo das relações internacionais. (Conheça o Memorando em português e em inglês).

Wilton Park é um dos think tanks mais influentes do Reino Unido e reconhecido como um promotor de novos pensamentos e o desenvolvimento de novas ideias sobre política externa e relações internacionais.

Presentes também à cerimônia o diretor-geral do IRBr, embaixador José Estanislau do Amaral Souza Neto, o embaixador britânico Vijay Rangarajan, além dos estudantes do IRBr, diplomatas, acadêmicos e outras autoridades.

 

Fotos: Arapuã Brito/FUNAG e Divulgação/Embaixada Britânica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página