Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FUNAG participa de seminário em comemoração aos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação
Início do conteúdo da página

FUNAG participa de seminário em comemoração aos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação

MarcaABC 30anos

Para celebrar as três décadas de existência da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), comemorado em 25 de maio, será realizado o seminário “ABC 30 anos”. A convite do diretor da ABC, embaixador João Almino, o presidente da FUNAG fará apresentação sobre “Evolução da Cooperação Técnica Internacional Brasileira”, na sala San Tiago Dantas, no Palácio Itamaraty. 

O seminário será dividido em dois dias. No primeiro, em 25 de maio, das 10h às 19h, no auditório Vladimir Murtinho, serão realizadas três mesas-redondas: “Preparação para o PABA+40”, “Cooperação Sul-Sul e proposta de ampliação de atuação conjunta em benefício de terceiros países”, “Arranjos de parceria entre países em desenvolvimento para a cooperação Sul-Sul”, e por último, será feito um balanço dos assuntos abordados durante o evento. O ministro de Estado das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, presidirá a cerimônia de abertura.

No segundo dia, em 26 de maio, às 9h, na sala San Tiago Dantas, o presidente da FUNAG fará apresentação da publicação "30 Anos da ABC: Visões da Cooperação Técnica Internacional Brasileira", coletânea de artigos de dirigentes e ex-dirigentes de instituições parceiras da cooperação técnica internacional brasileira. Em seguida, o diretor da ABC, embaixador João Almino, fará a apresentação da publicação "ABC 30 anos - História e Desafios Futuros". Após as apresentações haverá debates com os participantes. O discurso de encerramento será feito pelo diretor da Agência. Veja aqui a programação completa do evento.

Recentemente, a FUNAG publicou o livro “30 Anos da ABC: Visões da Cooperação Técnica Internacional Brasileira”, organizada pelo diretor da ABC, embaixador João Almino, e pelo presidente da FUNAG, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima. O livro faz uma reflexão sobre a trajetória percorrida pela Agência, na visão dos seus autores, enriquecendo, assim, a avaliação da relevância da cooperação técnica internacional para a política externa e dos 30 anos de vida da Agência.

O livro está disponível para download gratuito na biblioteca digitalda FUNAG.

registrado em:
Fim do conteúdo da página