Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Presidente da FUNAG participa de comemoração do Dia da África
Início do conteúdo da página

Presidente da FUNAG participa de comemoração do Dia da África

O Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, participou na segunda-feira (26) do Seminário “União Africana: Ano 51”, em comemoração ao Dia da África, no Instituto Rio Branco, em Brasília.

Convidado pelo Decano dos Embaixadores africanos em Brasília, Embaixador Thomas Sukutai Bvuma, e pelo Presidente do Grupo de Embaixadores em Brasília, Embaixador Jerôme Angouo, Moreira Lima tratou do tema “Fundação Alexandre de Gusmão - Apresentação da Instituição e perspectivas de intercâmbio com países africanos”.

O Presidente da FUNAG lembrou que, nos últimos cinco anos, a fundação organizou 176 eventos nacionais e internacionais, entre conferências, seminários, palestras e cursos para diplomatas estrangeiros, dos quais quatro para diplomatas africanos. Está prevista para este ano a realização do “Curso para Formadores de Opinião Africanos”, em parceria com a Subsecretaria de Política III.

A Fundação está preparando a tradução de ‘Reclaiming - The Human Sciences and Humanities through African Perspectives’, obra de dois volumes que tem o mérito de apresentar a África a partir do ponto de vista e dos estudos e pesquisas de autores africanos e não através da leitura feita de sua realidade por pesquisadores de outros continentes”, anunciou.

No encerramento do seminário, o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, falou das relações do continente com o Brasil.

Participaram ainda do seminário como palestrantes o Embaixador Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, o Ministro Flávio Damico, o Doutor Daniel Godinho e o Professor Ivair Augusto dos Santos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página