Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Secretário- Geral das Relações Exteriores abre curso para diplomatas sul-americanos em Brasília
Início do conteúdo da página

Secretário- Geral das Relações Exteriores abre curso para diplomatas sul-americanos em Brasília

O Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Eduardo dos Santos, destacou, durante a abertura do XII Curso para Diplomatas Sul-Americanos, na manhã da segunda-feira (12), em Brasília, que a América do Sul é uma prioridade constante da política externa brasileira. Para o Secretário-Geral, a região é dotada de importantes instituições políticas, econômicas e comerciais - como Mercosul, Unasul e Celac –, por meio das quais tem marcado a sua posição e reafirmado a sua projeção.

O embaixador citou declaração recente da presidente Dilma Rousseff, em cujo governo tem sido marcante a prioridade sul-americana na política externa,  na qual afirma que o Brasil sente-se parte da América Latina e do Caribe em razão da consciência de que o povo brasileiro compartilha com seus vizinhos uma identidade  e uma trajetória histórica. “Para o Brasil, a projeção internacional não existe sem a participação da América do Sul, e isso é um fator constante”, ressaltou.

O Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão, Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, afirmou o papel que a FUNAG tem desempenhado na promoção do conhecimento e do debate em torno da política externa brasileira e de questões de interesse do Brasil e da América do Sul. “Nos últimos oito anos, 384 representantes estrangeiros participaram dos cursos para diplomatas sul-americanos, caribenhos, africanos, da ASEAN e da Liga dos Estados Árabes. Desse total, 276 são sul-americanos”, disse.  

Palestrante em outros cursos para diplomatas sul-americanos, o Assessor-Chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Professor Marco Aurélio Garcia, considera a iniciativa do curso um instrumento muito importante no processo de forte aproximação entre os países da América do Sul. Marco Aurélio Garcia tratou do tema “América do Sul: prioridade da Política Externa Brasileira”.

Por sua vez, o Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, Ex-Alto Representante-Geral do Mercosul, fez uma palestra sobre o tema “Mercosul: Desafios e Perspectivas”, seguida de uma sessão de debates.

Participaram também da abertura o Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, Embaixador José Humberto de Brito Cruz, o Diretor do Instituto Rio Branco, Embaixador Gonçalo Mourão, o Secretário-Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Embaixador Robby Ramlakhan, e o Diretor do Departamento da América do Sul II, Embaixador Clemente de Lima Baena Soares.

Após a as palestras, os participantes visitaram o Palácio Itamaraty, o Palácio do Planalto e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

registrado em:
Fim do conteúdo da página